© 2019 CENTRO DE PEQUENAS CIRURGIAS

  • Facebook CPC
  • Instagram CPC
Buscar
  • CPCirurgias

A cirurgia laparoscópica é a técnica mais utilizada para o tratamento de pedra na vesícula.


A vesícula biliar é um órgão pequeno localizado junto ao fígado e próximo do duodeno, que armazena a bile. A bile é um liquido produzido pelo fígado com um importante papel na absorção das gorduras. A bile é lançada no tubo digestório com a missão de emulsificar a gordura, ou seja, fragmentar os glóbulos de gordura, de forma a favorecer a ação das enzimas responsáveis por sua digestão.


Como o organismo consegue digerir e absorver todos os alimentos normalmente sem a vesícula, o tratamento cirúrgico consiste na remoção total desse órgão.


A laparoscopia é uma cirurgia feita através de um pequeno corte na barriga, por onde o cirurgião coloca uma câmera dentro do abdômen e consegue retirar a vesícula sem precisar fazer um corte maior. Esse método é o que mais vem sendo utilizado.


A cirurgia costuma ser o tratamento escolhido porque traz uma solução definitiva para o problema e o paciente geralmente só necessita ficar internado 1 dia, podendo retornar às suas atividades normais após cerca de 2 semanas. Depois da cirurgia, o fígado continuará produzindo a bile, que agora vai diretamente para o intestino no momento da digestão, pois já não há vesícula para o seu armazenamento.

1 visualização